Ora, então para os incrédulos que eu vou avançar com as minhas ideias, aqui vai a primeira! A bancada de electrónica e electricidade já está encaminhada, ainda vou melhorar alguns pontos, mas conforme o prometido, aqui está ela!
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Bancada de Electronica e electricidade
Bancada da Pintura e Missangas
Por ultimo, pelo menos por enquanto, temos a bancada das missangas e pintura. Esta vai ficar "escondida" por baixo da bancada e vai ser motorizada! Sim, vai levantar e baixar, deixando a bancada livre quando não estiver a ser utilizada.
Acho que vou precisar de mais espaço, porque ainda faltam as latas de spray e outras tintas, mas depois logo penso como fazer (eventualmente num armário por baixo). Este móvel já está feito mas ainda está no Dubai, há-de ir com o resto das coisas que tenho para levar! Um destes dia mostro como ficaram os móveis que já fiz.
terça-feira, 2 de junho de 2026
Bancada de cortes
Do outro lado da bancada de trabalho, vamos ter a bancada de corte, perto do portão para as poeiras saírem! Esta também ainda não sei se vai ficar assim, mas como antes, as ideias estão encaminhadas! Como expliquei antes, aqui vai ser onde vou fazer lixos e poeiras com os cortes de madeiras, com o lixar, furar e todo o tipo de trabalho com poeiras. Já tenho algumas das máquinas no local certo e resulta bem, mas o móvel ainda não está feito.
A ideia era boa porque ficava com a bancada livre e uma superfície plana, mas só quando tiver as máquinas no lugar é que consigo perceber o espaço que tenho! Por enquanto fica a ideia!
Bancada de Trabalho
A bancada de trabalho vai ser o centro da montagem das peças e vai ser actualizada. Vou aderir aos "furinhos" no meio do tampo da bancada e já tenho alguns grampos que usam esses furos para segurar as pecas (funciona bem). Ainda não sei bem como vai ficar esta bancada, porque ainda não tenho todas as peças do puzzle, mas a ideia está encaminhada e alguns dos princípios essenciais estão no desenho.
O essencial está desenhado mas como sempre, vou ter que ir adaptando á medida que estiver a construir. Não vai ficar muito longe da ideia inicial, mas é provável que tenha que fazer alterações, faz parte. Vamos ver o que vai sair!
Bancada Ferramentas
Passamos para a bancada das ferramentas. Esta vai ter um móvel dedicado às ferramentas manuais, chaves de parafusos, martelos, alicates e afins...!
Vou fazer um móvel com portas e uma prateleira na base que vai levar umas gavetas. A ideia do móvel é guardar o maior número de ferramentas que conseguir, por isso na parte da frente vai levar um "PEG BOARD" (é assim que se chama em Inglês, não sei o nome em português, mas são aqueles painéis com furinhos para pendurar as ferramentas) e quando a porta abrir leva outro da parte de trás, duplicando o espaco para guardar ferramentas. Por dentro leva outro painel, eventualmente com uma porta de correr, ou não, ainda não sei, vou fazer primeiro o essencial e depois logo vejo.
Bancada Electrónica
O primeiro projecto que vou mostrar é a bancada da electricidade e electrónica! Claro que esta vai ter uma vertente grande dedicada as casas e edificios inteligentes (aquilo em que trabalho)! Actuadores e botoes KNX de diferentes marcas e provavelmente outros sistemas menos "profissionais". Um monitor que vai ser o centro da programação e visualização, mas que também vai dar para navegar pela internet. Por cima destes, vamos ter algumas caixas de componentes electrónicos e de electricidade! No canto superior direito, um painel para controlar as luzes, musica, cortinas, alarmes da casa e toda a parte da domotica KNX.
Por baixo vamos ter as ferramentas e máquinas, para além de tomadas e fontes de alimentação 12V DC e 24V DC. Saidas USB para testes e carregamento. Entradas HDMI e USB para rato, teclado e outras fontes de sinal, assim como um Router POE+. Máquina de soldar, des-soldar entre outras ferramentas como alicates de cravar fichas de rede e algumas placas tipo arduino ou raspberry Pi, também vão constar desta secção! Por baixo temos a bancada de trabalho com alguns arrumos.
Para muitos de vocês, estou a falar chines, mas alguns vão entender. No fundo, tudo o que tiver a ver com este tema, estará nesta zona! A bancada em si já existe e neste momento a parte de cima também (apesar de ainda não estar em Portugal!), depois mostro como ficou!
A ideia é que de tantos projectos que tenho na cabeça, parte deles envolvem electricidade ou algum tipo de electrónica! Para além disso, faz parte do meu trabalho diário e pode ser útil para descobrir uma solução nova ou para testar um produto relacionado com casas e edifícios inteligentes.
quinta-feira, 21 de maio de 2026
Moveis Garagem
Hoje vou abrir um novo tema, como se não tivesse temas suficientes! Tenho estado a estudar os móveis da garagem e alguns já estão encaminhados ou feitos, mas ainda estão no Dubai!
Vou começar por explicar o conceito:
A minha garagem tem bancadas a toda a volta e cada uma tem uma finalidade específica. Ao longo dos anos tenho vindo a ajustar e planear as secções de modo a que façam sentido e que fique tudo agrupado por temas.
Bancada de Corte: Assim, junto ao portão vão ficar todas as máquinas relacionadas com cortes de madeira, pelo menos as mais drásticas em termos de criação de pó!
Bancada de Electrónica: Protegido por um móvel alto vai ficar a bancada de electronica, com os produtos KNX e outras soluções para as casas inteligentes. Aqui vai ser onde vou fazer testes de soluções e produtos, para além de outros trabalhos de electricidade e electrónica.
Bancada das missangas: Tenho muito material de missangas, costura e outros temas mais "femininos" que vou organizar nesta bancada. Para além disso, vou ter as resinas e a parte de pintura. Esta bancada será um apoio para a bancada das flores e a seguir vão perceber porquê!
Bancada das flores: Inicialmente era nesta bancada que guardava e secava as flores que ia angariando e com as quais fiz alguns trabalhos. Agora juntei a minha "nova" coleção de Búzios que fui juntando no Dubai e são Muitos! Esta será uma bancada mais dedicada a criações com este tipo de produtos, troncos secos e temas relacionados com flores secas e mar.
Bancada de trabalho: O plano é criar uma nova bancada que tenha rodas e seja móvel para poder passar para o meio da garagem quando tiver um projecto Grande! Eu já tenho uma bancada que me tem servido bem, mas por vezes seria bom poder trabalhar de todos os lados da bancada!
Bancada das ferramentas: Aqui vou criar um móvel para guardar algumas ferramentas manuais e uma prateleiras para algumas máquinas. Um pouco seguindo o que já tenho, mas com mais arrumação e organização!
Bancada das máquinas 3D e outras: Ultimamente tenho investido algum tempo com as novas tecnologias que vão precisar de ter um lugar dedicado a elas! Ainda não tenho as que queria, mas sei que vai ser inevitável e vou precisar de um espaço dedicado a este tipo de maquinas.
Tenho muitas ideias para aplicar na garagem, mas tem que ser com calma por causa do tempo e dinheiro. Aos poucos tenho feito muito, mas vai ficar ainda melhor. Gosto de me sentir Bem e confortável na garagem e passo algum tempo a criar coisas, por isso quero ter um espaço onde me sinta bem e consiga conviver com amigos, bricolando com alguns deles.
Organizar as coisas por temas facilita a quem não conhece a garagem porque por exemplo, se precisar de algo de electricidade, vão encontrar numa zona específica, o que reduz bastante o tempo de procura e facilita a interação.
Sei que parece um Grande projecto, mas aos poucos vou fazendo! O primeiro passo já foi dado agora tenho que arrumar as "tralhas" que se foram acumulando durante estes anos que tenho estado longe e aos poucos ir concluindo os melhoramentos.
Depois da garagem estar organizada, a ideia seria começar a fazer/alterar os móveis para a casa, quartos, sala, cozinha... Tudo dá trabalho, mas aos poucos tudo se faz. Ao ideias, planos e desenhos estão encaminhados e alguns móveis já estão feitos, falta levar para Portugal! Neste novo tema, vou mostrar alguns desenhos, ideias e alguns resultados. Claro que isto vai demorar até ficar tudo feito, mas acreditar e sonhar faz parte da viagem. A parte difícil vai ser conciliar com o trabalho ( que espero arranjar em Portugal) e o bricolage, mas eu acredito em mim e tudo o que está planeado está ao meu alcance! Vamos ver no que dá!
A minha garagem é um espaço para criar, o que? Qualquer coisa!
Os meus temas são muito variados e estou sempre disposto a aprender mais um tema, por isso tenho/quero que ter todas estas secções! Eu não sou uma pessoa que se dedica a um tema, eu faço muitos temas diferentes e muitas vezes junto os temas para criar algo. Algumas pessoas dedicam-se a contruir modelos a escala, ou a trabalhar com resinas, ou a fazer móveis, eu não sou assim, eu faço o que acho que poderia ficar giro! Não me preocupo em falhar, ou sair da zona de conforto, para mim é mais um desafio, mesmo que nunca tenha feito, aprendo! Se os outros conseguem, eu também vou conseguir! Se não correr bem a primeira tento outra vez e mudo a estratégia ou vou procurar mais informação sobre o assunto! Tentar e falhar não é o mesmo que não tentar, isso sim é falhar!
O projecto da garagem vai ser difícil e vai demorar algum tempo, mas vou fazendo aos poucos. Não quero, nem posso gastar muito dinheiro, mas quero que fique giro e confortável, para por na internet, não! para eu me sentir bem e apetecer inventar algo novo! Para usar como sala de convívio com alguns dos meus amigos, não todos porque nem toda a gente gosta de bricolar, mas com os que gostam, os outros também são amigos e fico a beber umas cervejas no terraco, tudo bem por mim, temos tempo para tudo e também gosto de conviver com Bons amigos e beber umas "jecas"!
O processo vai ser longo e vou eventualmente tentar fazer uns videos da evolução e transformação, vamos ver se consigo. Não sou muito bom a fazer videos, mas é mais um desafio! Quero ser youtuber, não obrigado! Não me interessa essa parte, mas quero registrar o processo e o progresso! hehe Mais tarde vou gostar de ver o antes e o depois, o que passei e como ficou, o espaço que tinha e o que vou ter! Alguns vão dizer que estou a perder tempo mas para mim é investir tempo em me fazer sentir bem num espaço em que passo o meu tempo livre!
As garagens não precisam de ser espaços cheios de tralhas desorganizadas, em que encontrar uma ferramenta no meio das tralhas é um pesadelo! Vou ter na mesma muitas tralhas, mas pelo menos não estão espalhadas!
Mais uma vez, nem todos vão ler estes textos, mas um dia eu vou e vou gostar! Aos que lerem, Obrigado espero que gostem e provavelmente vemo-nos na garagem um destes dias!
segunda-feira, 18 de maio de 2026
Gaveta de especiarias
Hoje vou mostrar mais uma criação, desta vez dedicada à cozinha! O plano é fazer algumas peças personalizadas na cozinha dedicadas ao espaço que tenho e focadas em arrumação e necessidades do dia a dia.
Processo triganeiro!
Como funciona com criações do nada!
Se por um lado se torna mais fácil, porque não temos que seguir nenhuma regra (ou quase), por outro lado não temos nada por onde nos guiar (parece contraditório mas não é)! Estamos a falar daquilo que chamam de "scratch building", ou algo parecido, talvez "Trash building" não sei. Continuamos a falar de pequenos modelos/edifícios e não de candeeiros ou outro tipo de peças, esses são outro tópico! Para as peças criadas de "lixos", aquilo que parece ser só juntar uns objectos aos outro e cola-los, torna-se num puzzle em que nem todas as pecas entram!
Imaginem que tem uma serie de pecas de diferentes puzzles e tentar fazer um deles. Alguns "lixos" podem não estar a escala, ou podem ter formas que não encaixam com o tema que estamos a tentar fazer! Eu não sou nenhum profissional no assunto, mas depois de fazer algumas peças, devo dizer que parece mais simples do que é! Este processo pode inclusivamente tornar-se frustrante, porque depois de uma serie de horas a tentar combinar pecas, acabamos com algo que não gostamos! Outra parte deste processo que complica um pouco é que os diferentes "lixos" tem diferentes cores e nem sempre conseguimos ver por cima dessas cores para vermos o resultado ou o potencial que as formas podem vir a tomar! Eu tive várias vezes a entrar em "parafuso" porque depois de várias tentativas, nada saia com o aspecto que eu gostaria! De repente tudo muda, quando algumas peças do puzzle se encaixam e passam a fazer algum sentido! De repente tudo avanca, até que volta a parar um pouco mais a frente, mas pelo menos comeca a entusiasmar e passamos a acreditar que algo vai sair!
Um dos passos mais giros deste processo é quando se pinta com o primário (tinta de spray que uniformiza toda a peça na mesma cor) e se passa de um monte de "lixos" com diferentes cores, para algo que ja se parece com uma peça! Esta parte é muito gira e deve ser das partes mais gratificantes de todo o processo. A seguir vem uma parte que eu não gosto particularmente que é a pintura, mas aos poucos começa também a dar mais sentido e a entusiasmar. De qualquer modo, não tenham ilusoes, este tipo de trabalhos não é fácil e pode ser frustrante e desanimador. Não achem que os senhores que fazem videos na internet são génios e fazem tudo super rápido, porque isso não acontece (pelo menos comigo!)! Tudo demora e por vezes o melhor é ir almoçar respirar fundo e voltar mais tarde (super normal, não se assuntem nem desmoralizem)!
Como funcionam as outras criações (candeeiros, móveis e outras peças).
Este é outro segmento que nunca se sabe para que lado vai virar! As ideias que nos parecem boas, nem sempre resultam (por diferentes motivos) e por vezes acabamos por fazer algo que não tínhamos pensado, mas que acaba por ficar como intensional! hehe Este é um tipo de "puzzle" que que nem sempre temos pecas suficientes e elas vão aparecendo fora da caixa e muitas vezes em outras caixas que não tem qualquer relação!
Fazer, desfazer e refazer são realidades que temos que considerar, por isso o meu conselho é nunca colar definitivamente antes de ter a certeza que gostamos! Muitas das minhas peças ficam durante tempos (as vezes anos!) penduradas por alfinetes ou molas, até me decidir que gosto! Muitas vezes ficam "penduradas" sem avançar durante meses a ocupar espaço, até que de repente me aparece uma peça que encaixa lindamente e que me permite fechar o "puzzle"! Por isso é normal ver na minha garagem, bancada ou zona de trabalho, pecas incompletas ou inacabadas! Pode parecer que me esqueci delas, ou que as podia acabar para as tirar de onde estão, mas nem sempre é assim tão fácil!
Por vezes os obstáculos são simples e apenas fiquei cansado com o tempo que levaram a chegar ao ponto em que estão e precisei de um tempo para voltar a "atacar" o tema, outras vezes não sei o que fazer a seguir! A parte engraçada é que de repente encontro algo que encaixa, ou me dá um "vipe" de acabar algo que apesar do trabalho, sei que vai valer a pena e volto a investir. Umas vezes consigo acabar, outras não mas não é um processo bom para datas limite!
quarta-feira, 13 de maio de 2026
Móvel café!
Ja vos tinha mnostrado a ideia das frentes para as gavetas do móvel do cafe, pois ele continua! Depois de juntar ideias, fazer os desenhos e cortes, passamos a rezina! Os efeitos e resultados ficaram Top! Acho que da para ter a ideia de como pode ficar!
Gaveta para as capsulas e chavenas do cafe!
Processo que sigo!
Como explicar os temas das pecas:
Acho que tenho temas bastante dispersos, vou viajando entre eles à medida que me vou lembrando ou me vou cruzando com temas novos que me despertam a atenção! Não sei muito bem como eles surgem, nem tenho nenhum critério de escolha, a não ser a de que eu tenho que gostar deles! hehe
Muitas vezes as peças nascem a partir de uma ideia e vão parar a outra! Nem sempre sei muito bem o que vai dar, a não ser quando são modelos/replicas de algum edifício ou arquitectura, que mais ou menos tento que fiquem aproximadas e aí sei onde pretendo chegar. Essas peças são por vezes mais fáceis do que as peças inventadas porque nas inventadas tenho que ir consoante a peça me vai levando e adaptar consoante vou fazendo (é dificil)!
Como faco as pecas:
Um dos meus sobrinhos mais novo, já me perguntou duas ou três vezes como eu faço as peças! Ele é muito engraçado e curioso e eu tento explicar, mas como devem entender é difícil de explicar a uma criança ou mesmo adulto, como se fazem as pecas! Este ano (quando estiver em Portugal) vou tentar fazer uma peça com ele, vou tentar, não prometo nada! Comeco por dividir a peca em pequenas partes e imagino como as poderia fazer, antes de pegar em qualquer material. Penso dentro das minhas capacidades e materiais que tenho, como faria cada parte de um todo. Com madeira, com acrilico, com plastico, cartao, carolina ou com qualquer tipo de material que tenha ou conheça! Por vezes, algumas das peças tem partes que não tenho modo de as fazer. Esse torna-se um desafio! Comeco a procurar, dentro de "lixos ou tralhas" que vou acumulando ( pode ser a partir de qualquer tipo de "lixos", o que importa normalmente são as formas dos objectos, tampas de canetas, frascos de plastico, isqueiros, embalagens vazias, embalagens de detergente de cozinha,...). Devo dizer que acabo, quase sempre, por encontrar algo que se aproxima com aquilo que preciso. Depois de ter as peças todas e a ideia de como as vou criar e juntar, começo pela parte mais difícil (normalmente), porque se a conseguir fazer, então toda a peça se torna possível e se consegui fazer o mais difícil, então agora tenho que fazer o resto! Quanto mais se pratica, maior fica a nossa "base de dados" de materiais que funcionam bem e que conseguimos trabalhar. Quando me refiro a pecas, estou a falar de peças feitas de raiz, sem kits ou desenhos técnicos, apenas fotografias, ou seja uma reprodução de uma peça existente/real a partir de fotos. Claro que para uma peça inventada sem ter nenhuma referência, tudo muda!
quarta-feira, 6 de maio de 2026
Móvel Café - Frente gavetas
Alooo, espero que estejam Bem. Andei a brincar com uma maquina de corte a laser e eis o que me meti a fazer, as frentes para um pequeno móvel para a maquina do café! Os Americanos chamam "coffee station"!
Ainda são só as frentes, porque não sei as medidas do móvel que preciso (já tenho a estrutura em Portugal), mas fica o conceito daquilo que pretendo fazer e para bom entendedor meia palavra basta!
Tinha uns espelhos de interruptores que estavam descontinuados e iam para o lixo! Claro que eu não deixei! Comecei por usar uns de cor esverdeada/azulada (nas fotos parece mais azul) mas mudei para outros de cor "moca", combina melhor com café e com as cores que tenho na cozinha!
Depois da experiência com a resina, vou usar a mesma técnica nestas frentes! A ideia é ter diferentes gavetas para os copos, acucar, colheres, capsulas...! Vai ser só um bloco com gavetas com um vidro por cima, esta é a ideia! Vamos ver no que vai dar, mas o conceito está feito! Claro que ja ando com ideias para os outros espelhos, vamos ver!
Entretanto mandei vir umas cores em pó que dão para misturar com a resina! Não, não vou misturar nestas gavetas, mas tenho alguns outros projectos que uma corzinha ficava bem, vamos ver!
terça-feira, 5 de maio de 2026
Gaveta Estrelas do mar
Alooo Amigos, espero que estejam Bem. Hoje vou mudar para os móveis! Como antes, sei que ando sempre a mudar de tema, mas eu sou assim!
Desta vez decidi alterar o movel da TV! Era um movel do IKEA (e continua a ser) com gavetas brancas e tampo branco, muito normal! Como queria fazer uma experiência para uma futura idea, alterei as gavetas!
Como tal, decidi fazer a experiência para ver o potencial e acho que ficou top e transformou um móvel simples em algo que se poderia enquadrar no tema! Não vou utilizar este móvel específico, mas foi um teste para ver se resultava!
Este foi o resultado final! Podia ter feito o tampo também, mas como foi só para experimentar não me dei ao trabalho! O conceito está lá e agora é imaginar opções! Já tenho algumas ideia (como devem imaginar) mas por agora foi prova de conceito e por mim ficou aprovado! Para alem disso, experimentei algo novo (a resina) e apesar da curva de aprendizagem, acho que vai dar uns resultados giros! Vamos ver, espero que gostem.
No que me ajuda o bricolage?
No que me ajuda o bricolage:
Neste momento estamos em Abril de 2026 (quando escrevi o post, so publiquei mais tarde), estou a viver e trabalhar no Dubai e os EUA e o Irão estão em guerra! Não posso fazer grande coisa para mudar o rumo das coisas e para mim o melhor modo de proteger a minha cabeça e saúde mental é inventar e é criar coisas. Quando estamos distraidos, o nosso cérebro funciona de um modo engraçado, não deixa de pensar na vida e num monte de coisas, mas normalmente abstrai-se de coisas problematicas! Não sei se acontece com todos, mas quando estou a criar algo, o meu pensamento viaja, mas não para problemas! Talvez porque se tiver com problemas não consigo criar nada! Talvez por isso! hehe Apesar da guerra ser um problema, não é um problema que eu consiga resolver, como tal o melhor é abstrair e criar algo! Isto ajuda a manter a calma e continuar o pensamento positivo.
Para alem disso, bricolar é treinar a mente, quanto mais treinamos, melhor ficamos! Como em tudo na vida, com repetição e treino tornamos algo que inicialmente seria dificil em algo que demora mas faz-se! Os desafios tornam-se maiores porque não nos contentamos em fazer o básico, porque ficamos fartos e queremos evoluir! Esse "mindset" passa para tudo o que fazemos na vida, passamos a ter objectivos mais complicados e gostamos de resolver casos dificeis, que deem luta, mesmo que demorem a resolver!
Acredito que outros hobbies tenham o mesmo efeito, mas nem todos funcionam do mesmo modo. Eu gosto de desporto e quanto mais treinamos melhor ficamos nesse desporto específico, mas nem sempre ele traz as mesmas vantagens que o bricolage, traz outras que também são boas e úteis! Desporto faz bem à saúde, é optimo para socializar, faz bem conquistarmos vitórias e enfrentarmos derrotas e tem muitas vertentes que adoro, mas maior parte delas são diferentes das que consigo no bricolage (pode ser bricolage, ou artes, ou outro hobbie criativo)! Nao estou com isso a dizer que deixem o desporto e façam bricolage, de todo (até porque eu gosto de desporto)! O que digo é que diversifiquem os vossos interesses e usem o tempo que temos a fazer algo que gostem e que não seja apenas jogos de computador, social media e novelas! Há muito mais do que isso, por isso aproveitem bem o vosso tempo, porque o relógio não pára!
Beijos, Abracos e toca a criar!
Porque continuo a fazer posts?
Alooo Amigos, hoje vou começar uma sequência de posts com pensamentos, alguns para responder a perguntas outros para guardar na minha memória (ou seja, uns para voces, outros para mim!). Começo por uma pergunta existencial que faço a mim mesmo!
Porque continuo a fazer posts:
Não sei bem que tipo de pessoas espreitam o meu blog, provavelmente amigos e familia, mas de qualquer modo vou continuando a fazer uns posts para me ir lembrando das peças que já fiz e ver a evolução de algumas que vou fazendo. Não sei durante quantos anos vou conseguir fazer peças nem quantos anos vou viver, mas apesar de eu poder já cá não estar, algumas das peças são capazes de estar! Não imagino o que poderão pensar as pessoas que as vão ver (vamos imaginar daqui a muitos anos) sobre a pessoa que as fez! Eu tenho algumas peças do meu avô na casa dos meus pais e sempre tento imaginar as historias por detras das pecas, a altura da vida, as dificuldades que deverá ter tido para as fazer e a alegria de as ver feitas! Acho que isso é mais uma razão porque continuo a fazer este diário das peças, contando um pouco sobre elas.
Por vezes nas fotos fica uma parte do fundo da fotografia que mostra a bancada ou algo que quando revejo, me faz lembrar da altura em que estava a fazer a peça! Acho muito giro e por isso vou continuar. Claro que gosto que as pessoas vejam as peças, mas no fundo mesmo que os comentários fossem maus, eu continuaria a fazer o meu histórico pelas razoes ja explicadas. Não pretendo vender nem fazer negócio com elas (ja tenho o meu trabalho e ninguém dá o valor que elas merecem e eu faço porque as gosto de ter e olhar para elas!). Nao pretendo expor, porque nao vejo nenhum retorno nem benefício (se fosse um negócio ou se as fizesse para ter reconhecimento do mundo), mas eu faço porque gosto e já tenho uma exposição em minha casa, não preciso nem quero ficar sem as peças durante o tempo que as teria que expor e arriscar que se estragassem no processo! Não quer dizer que um dia não faça, mas não é de todo uma prioridade! Isto para responder a muita gente que me pergunta porque não expor as minhas peças!
quarta-feira, 29 de abril de 2026
Candeeiro Costelas de Adão
Este candeeiro começou como uma experiência para ver se consegui fazer umas costelas de adão artificiais, para um conceito que um dia vou elaborar mais, mas depois de algumas tentativas, acabei por ficar com algumas folhas e troncos. Comecei a juntar e achei que davam um candeeiro giro!
Mais uma vez, não dão luz forte, mas fazem umas sombras giras e de noite vão dar um ambiente giro!
quarta-feira, 22 de abril de 2026
Chaminés do Algarve
Espero que estejam Bem, hoje vou mostrar-vos a minha mini coleção de chaminés do Algarve! Não penso fazer mais, mas gostava de ter alguma peça relacionada com o Algarve e aqui estão, a minha pequena homenagem a esta zona do país que me acolheu faz alguns anos e onde me sinto Bem!
Para quem conhece a zona, identifica de imediato as chaminés, porque sao muito tipicas, como ja disse antes. Como existem diferentes estilos, quis representar alguns exemplos.
Existem muitos outros exemplos giros de fachadas típicas Algarvias, mas esta foi a que me saiu! Nao sei ainda se farei mais, mas por agora estou feliz de ter um exemplo e vai encaixar bem na minha colecao de pecas! Tenho que arranjar/fazer um display em acrílico para as proteger, mas por enquanto ja encaixam! Espero que gostem. Abracos e Saude...

















































