sexta-feira, 5 de junho de 2026

Bancada de Electronica e electricidade

 Ora, então para os incrédulos que eu vou avançar com as minhas ideias, aqui vai a primeira! A bancada de electrónica e electricidade já está encaminhada, ainda vou melhorar alguns pontos, mas conforme o prometido, aqui está ela! 


Módulos KNX (sistema para as casas e edificios inteligentes), botoes KNX para testes, tomadas, fontes de alimentação, eletricidades e afins! Isto é só um cheirinho...o início de um projecto ambicioso e com alguns desafios complicados, mas nada como comecar! 


Do lado direito em baixo fica a estação de soldar e des-soldar. Já alterei um pouco a disposição de algumas coisas, mas a ideia mante-se. 


No monitor podem ver um cheirinho do software que vai controlar a casa no monitor e num painel tactil KNX.


Aqui vai ser onde eu vou experimentar novos produtos para as casas inteligentes e trabalhar com tudo o que tiver a ver com electricidades! Este móvel ainda está no Dubai, mas vai fazer parte da garagem de Portugal. 


Como podem ver, os desenhos ajudaram e vão ser seguidos, aos poucos! Provavelmente algumas coisas vão ser alteradas, mas está bastante próximo. Alguns dos outros móveis também estão encaminhados, outros nem por isso, mas aos poucos vão estar! 

Acho que com este primeiro móvel já dá para ver que estou a falar a sério e que vou mesmo fazer (aos poucos) as ideias que vos mostrei! Também dá para perceber como vai ficar, ou pelo menos ter uma ideia do potencial que tem! 

A parte da casa inteligente vai precisar de um canal próprio, dedicado a testes, ideias e algumas soluções e integrações que podem vir a ajudar alguns amigos que estão na mesma área! Por enquanto estou apenas a preparar, mas o palco está encaminhado! 

A casa em si também vai precisar de algumas alterações, vou ter que passar uns cabos e inventar um pouco, mas toda ela vai ficar controlavel! Algumas coisas já estão, os ares condicionados da samsung, alexas, cameras, ventoinhas de tecto, Sonos, sensores de inundação entre outros, mas ainda falta instalar os botoes, actuadores para as luzes e cortinas entre outros (já tenho os materiais, falta instalar!) Eu vou conseguir, é só uma questão de tempo e saúde!...  

Bancada da Pintura e Missangas

 Por ultimo, pelo menos por enquanto, temos a bancada das missangas e pintura. Esta vai ficar "escondida" por baixo da bancada e vai ser motorizada! Sim, vai levantar e baixar, deixando a bancada livre quando não estiver a ser utilizada. 


Vou fazer duas (uma já está feita, a das pinturas), uma para as pinturas e supostamente outra para as missangas. Vou usar um motor linear com umas "corrediças" e vai ficar ligada ao sistema domotico da casa. Com um botão vou subir e descer o móvel. 




As tintas vão ficar penduradas e vou fazer uma pequena porta para as tintas de modelos de um lado e do outro umas prateleiras para a "air brush" e alguns acessórios. Por baixo leva uns grampos para pendurar as tintas acrilicas. 

Acho que vou precisar de mais espaço, porque ainda faltam as latas de spray e outras tintas, mas depois logo penso como fazer (eventualmente num armário por baixo). Este móvel já está feito mas ainda está no Dubai, há-de ir com o resto das coisas que tenho para levar! Um destes dia mostro como ficaram os móveis que já fiz.  

Estas são algumas das ideias que tenho planeadas para a garagem, algumas ainda tenho que melhorar, mas o conceito está encaminhado! Os móveis vão ser todos pretos e os que faltam vão ter que ser pensados consoante o evoluir do espaço e necessidade.

Depois de acabar a garagem, vou ter um espaço que apetece trabalhar! Vou fazer os móveis dos quartos, ou melhor, vou adaptar uns moveis do IKEA, usando a base e alterando ou personalizado para o que tenho e preciso. Modelos de barcos, quiosques e fachadas vão ter que encaixar e ficar protegidos, por isso vai ser mais um desafio, mas as ideias também já estão encaminhadas. 

Alguns de voces devem pensar, mas para que tanta coisa?! A garagem vai ficar pronta e equipada para aquilo que me apetecer fazer, o que normalmente envolve uma data de temas! Alguns amigos vão ajudar (certamente) outros vao usufruir, mas certamente que vai dar convívio e muitas "jecas" (cervejas)! Quando voltar vou tentar criar um canal para registrar a evolução, mas não prometo nada, vou tentar. Vamos ver... 


terça-feira, 2 de junho de 2026

Bancada de cortes

Do outro lado da bancada de trabalho, vamos ter a bancada de corte, perto do portão para as poeiras saírem! Esta também ainda não sei se vai ficar assim, mas como antes, as ideias estão encaminhadas! Como expliquei antes, aqui vai ser onde vou fazer lixos e poeiras com os cortes de madeiras, com o lixar, furar e todo o tipo de trabalho com poeiras. Já tenho algumas das máquinas no local certo e resulta bem, mas o móvel ainda não está feito.  


Uma das ideias seria rodar as máquinas para baixo do móvel (quando não estiverem em uso), mas vamos ver. 

A ideia era boa porque ficava com a bancada livre e uma superfície plana, mas só quando tiver as máquinas no lugar é que consigo perceber o espaço que tenho! Por enquanto fica a ideia! 

Bancada de Trabalho

 A bancada de trabalho vai ser o centro da montagem das peças e vai ser actualizada. Vou aderir aos "furinhos" no meio do tampo da bancada e já tenho alguns grampos que usam esses furos para segurar as pecas (funciona bem). Ainda não sei bem como vai ficar esta bancada, porque ainda não tenho todas as peças do puzzle, mas a ideia está encaminhada e alguns dos princípios essenciais estão no desenho. 


Tenho algumas malas da makita, onde ficam as ferramentas electricas, preciso de um espaco para o aspirador, grampos e algumas tomadas na bancada. Para além disso tem que ser móvel, para poder deslocar para o centro da garagem! Andei a procura de um sistema para as rodas (para as travar eficientemente) e encontrei a imagem em baixo que acho vou seguir (imagem tirada da internet)! 

O essencial está desenhado mas como sempre, vou ter que ir adaptando á medida que estiver a construir. Não vai ficar muito longe da ideia inicial, mas é provável que tenha que fazer alterações, faz parte. Vamos ver o que vai sair! 

Bancada Ferramentas

Passamos para a bancada das ferramentas. Esta vai ter um móvel dedicado às ferramentas manuais, chaves de parafusos, martelos, alicates e afins...!

Vou fazer um móvel com portas e uma prateleira na base que vai levar umas gavetas. A ideia do móvel é guardar o maior número de ferramentas que conseguir, por isso na parte da frente vai levar um "PEG BOARD" (é assim que se chama em Inglês, não sei o nome em português, mas são aqueles painéis com furinhos para pendurar as ferramentas) e quando a porta abrir leva outro da parte de trás, duplicando o espaco para guardar ferramentas. Por dentro leva outro painel, eventualmente com uma porta de correr, ou não, ainda não sei, vou fazer primeiro o essencial e depois logo vejo.  


Por baixo, como disse, leva umas gavetas para algumas "tralhas" e máquinas. No canto esquerdo vai levar um painel e uns botoes para controlar o sistema de controlo da casa e uma pequena base para os copos ou bebidas, com uma porta para proteger do pó. 


Imagem em baixo mostra o móvel de controlo da casa e zona de copos. 


Um pouco difícil de explicar, mas acho que pela imagem dá para perceber! 

Esta é a visão geral deste lado da garagem. Faltou explicar a bancada de trabalho que fica no final do lado esquerdo (onde está desde que tenho a garagem, mas vou fazer uma bancada nova com rodas para poder rodar para o centro da garagem). Esta será a zona principal de trabalho e rodando a bancada de trabalho para o centro (mais tarde mostro-vos a ideia desta bancada), passo a ter a bancada de trabalho de frente e a das ferramentas nas costas, para além de poder circular em toda a volta da peça que estiver a fazer (vai ficar melhor do que tenho nesta altura, porque agora só posso trabalhar em 3 frentes!). 

A ideia está em curso, já tenho umas partes feitas e outra ainda por fazer, mas vai fazer bastante diferença em termos de arrumação e eficácia! Vamos ver...

Bancada Electrónica

O primeiro projecto que vou mostrar é a bancada da electricidade e electrónica! Claro que esta vai ter uma vertente grande dedicada as casas e edificios inteligentes (aquilo em que trabalho)! Actuadores e botoes KNX de diferentes marcas e provavelmente outros sistemas menos "profissionais". Um monitor que vai ser o centro da programação e visualização, mas que também vai dar para navegar pela internet. Por cima destes, vamos ter algumas caixas de componentes electrónicos e de electricidade! No canto superior direito, um painel para controlar as luzes, musica, cortinas, alarmes da casa e toda a parte da domotica KNX.

Por baixo vamos ter as ferramentas e máquinas, para além de tomadas e fontes de alimentação 12V DC e 24V DC. Saidas USB para testes e carregamento. Entradas HDMI e USB para rato, teclado e outras fontes de sinal, assim como um Router POE+. Máquina de soldar, des-soldar entre outras ferramentas como alicates de cravar fichas de rede e algumas placas tipo arduino ou raspberry Pi, também vão constar desta secção! Por baixo temos a bancada de trabalho com alguns arrumos.

Para muitos de vocês, estou a falar chines, mas alguns vão entender. No fundo, tudo o que tiver a ver com este tema, estará nesta zona! A bancada em si já existe e neste momento a parte de cima também (apesar de ainda não estar em Portugal!), depois mostro como ficou! 

A ideia é que de tantos projectos que tenho na cabeça, parte deles envolvem electricidade ou algum tipo de electrónica! Para além disso, faz parte do meu trabalho diário e pode ser útil para descobrir uma solução nova ou para testar um produto relacionado com casas e edifícios inteligentes.   


Do lado esquerdo desta bancada, vamos ter umas prateleiras com gavetas para componentes, um forno e eventualmente a impressora 3D que ainda está na dúvida, porque tenho uma outra bancada para ela e o espaço vai dar jeito para outras ideias. A cricut (maquina que corta papel e autocolantes) eventualmente ficara neste lado, mas ainda não está certo, porque talvez faça mais sentido na bancada das flores ou das pinturas (ainda tenho algumas coisas que tenho de pensar e ver onde faz mais sentido, isto não é fácil)!