Ora, então para os incrédulos que eu vou avançar com as minhas ideias, aqui vai a primeira! A bancada de electrónica e electricidade já está encaminhada, ainda vou melhorar alguns pontos, mas conforme o prometido, aqui está ela!
TTriganices
Bricolage de amigos
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Bancada de Electronica e electricidade
Bancada da Pintura e Missangas
Por ultimo, pelo menos por enquanto, temos a bancada das missangas e pintura. Esta vai ficar "escondida" por baixo da bancada e vai ser motorizada! Sim, vai levantar e baixar, deixando a bancada livre quando não estiver a ser utilizada.
Acho que vou precisar de mais espaço, porque ainda faltam as latas de spray e outras tintas, mas depois logo penso como fazer (eventualmente num armário por baixo). Este móvel já está feito mas ainda está no Dubai, há-de ir com o resto das coisas que tenho para levar! Um destes dia mostro como ficaram os móveis que já fiz.
terça-feira, 2 de junho de 2026
Bancada de cortes
Do outro lado da bancada de trabalho, vamos ter a bancada de corte, perto do portão para as poeiras saírem! Esta também ainda não sei se vai ficar assim, mas como antes, as ideias estão encaminhadas! Como expliquei antes, aqui vai ser onde vou fazer lixos e poeiras com os cortes de madeiras, com o lixar, furar e todo o tipo de trabalho com poeiras. Já tenho algumas das máquinas no local certo e resulta bem, mas o móvel ainda não está feito.
A ideia era boa porque ficava com a bancada livre e uma superfície plana, mas só quando tiver as máquinas no lugar é que consigo perceber o espaço que tenho! Por enquanto fica a ideia!
Bancada de Trabalho
A bancada de trabalho vai ser o centro da montagem das peças e vai ser actualizada. Vou aderir aos "furinhos" no meio do tampo da bancada e já tenho alguns grampos que usam esses furos para segurar as pecas (funciona bem). Ainda não sei bem como vai ficar esta bancada, porque ainda não tenho todas as peças do puzzle, mas a ideia está encaminhada e alguns dos princípios essenciais estão no desenho.
O essencial está desenhado mas como sempre, vou ter que ir adaptando á medida que estiver a construir. Não vai ficar muito longe da ideia inicial, mas é provável que tenha que fazer alterações, faz parte. Vamos ver o que vai sair!
Bancada Ferramentas
Passamos para a bancada das ferramentas. Esta vai ter um móvel dedicado às ferramentas manuais, chaves de parafusos, martelos, alicates e afins...!
Vou fazer um móvel com portas e uma prateleira na base que vai levar umas gavetas. A ideia do móvel é guardar o maior número de ferramentas que conseguir, por isso na parte da frente vai levar um "PEG BOARD" (é assim que se chama em Inglês, não sei o nome em português, mas são aqueles painéis com furinhos para pendurar as ferramentas) e quando a porta abrir leva outro da parte de trás, duplicando o espaco para guardar ferramentas. Por dentro leva outro painel, eventualmente com uma porta de correr, ou não, ainda não sei, vou fazer primeiro o essencial e depois logo vejo.
Bancada Electrónica
O primeiro projecto que vou mostrar é a bancada da electricidade e electrónica! Claro que esta vai ter uma vertente grande dedicada as casas e edificios inteligentes (aquilo em que trabalho)! Actuadores e botoes KNX de diferentes marcas e provavelmente outros sistemas menos "profissionais". Um monitor que vai ser o centro da programação e visualização, mas que também vai dar para navegar pela internet. Por cima destes, vamos ter algumas caixas de componentes electrónicos e de electricidade! No canto superior direito, um painel para controlar as luzes, musica, cortinas, alarmes da casa e toda a parte da domotica KNX.
Por baixo vamos ter as ferramentas e máquinas, para além de tomadas e fontes de alimentação 12V DC e 24V DC. Saidas USB para testes e carregamento. Entradas HDMI e USB para rato, teclado e outras fontes de sinal, assim como um Router POE+. Máquina de soldar, des-soldar entre outras ferramentas como alicates de cravar fichas de rede e algumas placas tipo arduino ou raspberry Pi, também vão constar desta secção! Por baixo temos a bancada de trabalho com alguns arrumos.
Para muitos de vocês, estou a falar chines, mas alguns vão entender. No fundo, tudo o que tiver a ver com este tema, estará nesta zona! A bancada em si já existe e neste momento a parte de cima também (apesar de ainda não estar em Portugal!), depois mostro como ficou!
A ideia é que de tantos projectos que tenho na cabeça, parte deles envolvem electricidade ou algum tipo de electrónica! Para além disso, faz parte do meu trabalho diário e pode ser útil para descobrir uma solução nova ou para testar um produto relacionado com casas e edifícios inteligentes.
quinta-feira, 21 de maio de 2026
Moveis Garagem
Hoje vou abrir um novo tema, como se não tivesse temas suficientes! Tenho estado a estudar os móveis da garagem e alguns já estão encaminhados ou feitos, mas ainda estão no Dubai!
Vou começar por explicar o conceito:
A minha garagem tem bancadas a toda a volta e cada uma tem uma finalidade específica. Ao longo dos anos tenho vindo a ajustar e planear as secções de modo a que façam sentido e que fique tudo agrupado por temas.
Bancada de Corte: Assim, junto ao portão vão ficar todas as máquinas relacionadas com cortes de madeira, pelo menos as mais drásticas em termos de criação de pó!
Bancada de Electrónica: Protegido por um móvel alto vai ficar a bancada de electronica, com os produtos KNX e outras soluções para as casas inteligentes. Aqui vai ser onde vou fazer testes de soluções e produtos, para além de outros trabalhos de electricidade e electrónica.
Bancada das missangas: Tenho muito material de missangas, costura e outros temas mais "femininos" que vou organizar nesta bancada. Para além disso, vou ter as resinas e a parte de pintura. Esta bancada será um apoio para a bancada das flores e a seguir vão perceber porquê!
Bancada das flores: Inicialmente era nesta bancada que guardava e secava as flores que ia angariando e com as quais fiz alguns trabalhos. Agora juntei a minha "nova" coleção de Búzios que fui juntando no Dubai e são Muitos! Esta será uma bancada mais dedicada a criações com este tipo de produtos, troncos secos e temas relacionados com flores secas e mar.
Bancada de trabalho: O plano é criar uma nova bancada que tenha rodas e seja móvel para poder passar para o meio da garagem quando tiver um projecto Grande! Eu já tenho uma bancada que me tem servido bem, mas por vezes seria bom poder trabalhar de todos os lados da bancada!
Bancada das ferramentas: Aqui vou criar um móvel para guardar algumas ferramentas manuais e uma prateleiras para algumas máquinas. Um pouco seguindo o que já tenho, mas com mais arrumação e organização!
Bancada das máquinas 3D e outras: Ultimamente tenho investido algum tempo com as novas tecnologias que vão precisar de ter um lugar dedicado a elas! Ainda não tenho as que queria, mas sei que vai ser inevitável e vou precisar de um espaço dedicado a este tipo de maquinas.
Tenho muitas ideias para aplicar na garagem, mas tem que ser com calma por causa do tempo e dinheiro. Aos poucos tenho feito muito, mas vai ficar ainda melhor. Gosto de me sentir Bem e confortável na garagem e passo algum tempo a criar coisas, por isso quero ter um espaço onde me sinta bem e consiga conviver com amigos, bricolando com alguns deles.
Organizar as coisas por temas facilita a quem não conhece a garagem porque por exemplo, se precisar de algo de electricidade, vão encontrar numa zona específica, o que reduz bastante o tempo de procura e facilita a interação.
Sei que parece um Grande projecto, mas aos poucos vou fazendo! O primeiro passo já foi dado agora tenho que arrumar as "tralhas" que se foram acumulando durante estes anos que tenho estado longe e aos poucos ir concluindo os melhoramentos.
Depois da garagem estar organizada, a ideia seria começar a fazer/alterar os móveis para a casa, quartos, sala, cozinha... Tudo dá trabalho, mas aos poucos tudo se faz. Ao ideias, planos e desenhos estão encaminhados e alguns móveis já estão feitos, falta levar para Portugal! Neste novo tema, vou mostrar alguns desenhos, ideias e alguns resultados. Claro que isto vai demorar até ficar tudo feito, mas acreditar e sonhar faz parte da viagem. A parte difícil vai ser conciliar com o trabalho ( que espero arranjar em Portugal) e o bricolage, mas eu acredito em mim e tudo o que está planeado está ao meu alcance! Vamos ver no que dá!
A minha garagem é um espaço para criar, o que? Qualquer coisa!
Os meus temas são muito variados e estou sempre disposto a aprender mais um tema, por isso tenho/quero que ter todas estas secções! Eu não sou uma pessoa que se dedica a um tema, eu faço muitos temas diferentes e muitas vezes junto os temas para criar algo. Algumas pessoas dedicam-se a contruir modelos a escala, ou a trabalhar com resinas, ou a fazer móveis, eu não sou assim, eu faço o que acho que poderia ficar giro! Não me preocupo em falhar, ou sair da zona de conforto, para mim é mais um desafio, mesmo que nunca tenha feito, aprendo! Se os outros conseguem, eu também vou conseguir! Se não correr bem a primeira tento outra vez e mudo a estratégia ou vou procurar mais informação sobre o assunto! Tentar e falhar não é o mesmo que não tentar, isso sim é falhar!
O projecto da garagem vai ser difícil e vai demorar algum tempo, mas vou fazendo aos poucos. Não quero, nem posso gastar muito dinheiro, mas quero que fique giro e confortável, para por na internet, não! para eu me sentir bem e apetecer inventar algo novo! Para usar como sala de convívio com alguns dos meus amigos, não todos porque nem toda a gente gosta de bricolar, mas com os que gostam, os outros também são amigos e fico a beber umas cervejas no terraco, tudo bem por mim, temos tempo para tudo e também gosto de conviver com Bons amigos e beber umas "jecas"!
O processo vai ser longo e vou eventualmente tentar fazer uns videos da evolução e transformação, vamos ver se consigo. Não sou muito bom a fazer videos, mas é mais um desafio! Quero ser youtuber, não obrigado! Não me interessa essa parte, mas quero registrar o processo e o progresso! hehe Mais tarde vou gostar de ver o antes e o depois, o que passei e como ficou, o espaço que tinha e o que vou ter! Alguns vão dizer que estou a perder tempo mas para mim é investir tempo em me fazer sentir bem num espaço em que passo o meu tempo livre!
As garagens não precisam de ser espaços cheios de tralhas desorganizadas, em que encontrar uma ferramenta no meio das tralhas é um pesadelo! Vou ter na mesma muitas tralhas, mas pelo menos não estão espalhadas!
Mais uma vez, nem todos vão ler estes textos, mas um dia eu vou e vou gostar! Aos que lerem, Obrigado espero que gostem e provavelmente vemo-nos na garagem um destes dias!





















