terça-feira, 2 de junho de 2026

Bancada Electrónica

O primeiro projecto que vou mostrar é a bancada da electricidade e electrónica! Claro que esta vai ter uma vertente grande dedicada as casas e edificios inteligentes (aquilo em que trabalho)! Actuadores e botoes KNX de diferentes marcas e provavelmente outros sistemas menos "profissionais". Um monitor que vai ser o centro da programação e visualização, mas que também vai dar para navegar pela internet. Por cima destes, vamos ter algumas caixas de componentes electrónicos e de electricidade! No canto superior direito, um painel para controlar as luzes, musica, cortinas, alarmes da casa e toda a parte da domotica KNX.

Por baixo vamos ter as ferramentas e máquinas, para além de tomadas e fontes de alimentação 12V DC e 24V DC. Saidas USB para testes e carregamento. Entradas HDMI e USB para rato, teclado e outras fontes de sinal, assim como um Router POE+. Máquina de soldar, des-soldar entre outras ferramentas como alicates de cravar fichas de rede e algumas placas tipo arduino ou raspberry Pi, também vão constar desta secção! Por baixo temos a bancada de trabalho com alguns arrumos.

Para muitos de vocês, estou a falar chines, mas alguns vão entender. No fundo, tudo o que tiver a ver com este tema, estará nesta zona! A bancada em si já existe e neste momento a parte de cima também (apesar de ainda não estar em Portugal!), depois mostro como ficou! 

A ideia é que de tantos projectos que tenho na cabeça, parte deles envolvem electricidade ou algum tipo de electrónica! Para além disso, faz parte do meu trabalho diário e pode ser útil para descobrir uma solução nova ou para testar um produto relacionado com casas e edifícios inteligentes.   


Do lado esquerdo desta bancada, vamos ter umas prateleiras com gavetas para componentes, um forno e eventualmente a impressora 3D que ainda está na dúvida, porque tenho uma outra bancada para ela e o espaço vai dar jeito para outras ideias. A cricut (maquina que corta papel e autocolantes) eventualmente ficara neste lado, mas ainda não está certo, porque talvez faça mais sentido na bancada das flores ou das pinturas (ainda tenho algumas coisas que tenho de pensar e ver onde faz mais sentido, isto não é fácil)! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado