quinta-feira, 21 de maio de 2026

Moveis Garagem

Hoje vou abrir um novo tema, como se não tivesse temas suficientes! Tenho estado a estudar os móveis da garagem e alguns já estão encaminhados ou feitos, mas ainda estão no Dubai! 

Vou começar por explicar o conceito: 


A minha garagem tem bancadas a toda a volta e cada uma tem uma finalidade específica. Ao longo dos anos tenho vindo a ajustar e planear as secções de modo a que façam sentido e que fique tudo agrupado por temas. 

Bancada de Corte: Assim, junto ao portão vão ficar todas as máquinas relacionadas com cortes de madeira, pelo menos as mais drásticas em termos de criação de pó! 

Bancada de Electrónica: Protegido por um móvel alto vai ficar a bancada de electronica, com os produtos KNX e outras soluções para as casas inteligentes. Aqui vai ser onde vou fazer testes de soluções e produtos, para além de outros trabalhos de electricidade e electrónica.

Bancada das missangas: Tenho muito material de missangas, costura e outros temas mais "femininos" que vou organizar nesta bancada. Para além disso, vou ter as resinas e a parte de pintura. Esta bancada será um apoio para a bancada das flores e a seguir vão perceber porquê! 

Bancada das flores: Inicialmente era nesta bancada que guardava e secava as flores que ia angariando e com as quais fiz alguns trabalhos. Agora juntei a minha "nova" coleção de Búzios que fui juntando no Dubai e são Muitos! Esta será uma bancada mais dedicada a criações com este tipo de produtos, troncos secos e temas relacionados com flores secas e mar. 

Bancada de trabalho: O plano é criar uma nova bancada que tenha rodas e seja móvel para poder passar para o meio da garagem quando tiver um projecto Grande! Eu já tenho uma bancada que me tem servido bem, mas por vezes seria bom poder trabalhar de todos os lados da bancada!

Bancada das ferramentas: Aqui vou criar um móvel para guardar algumas ferramentas manuais e uma prateleiras para algumas máquinas. Um pouco seguindo o que já tenho, mas com mais arrumação e organização!  

Bancada das máquinas 3D e outras: Ultimamente tenho investido algum tempo com as novas tecnologias que vão precisar de ter um lugar dedicado a elas! Ainda não tenho as que queria, mas sei que vai ser inevitável e vou precisar de um espaço dedicado a este tipo de maquinas. 

Tenho muitas ideias para aplicar na garagem, mas tem que ser com calma por causa do tempo e dinheiro. Aos poucos tenho feito muito, mas vai ficar ainda melhor. Gosto de me sentir Bem e confortável na garagem e passo algum tempo a criar coisas, por isso quero ter um espaço onde me sinta bem e consiga conviver com amigos, bricolando com alguns deles. 

Organizar as coisas por temas facilita a quem não conhece a garagem porque por exemplo, se precisar de algo de electricidade, vão encontrar numa zona específica, o que reduz bastante o tempo de procura e facilita a interação. 

Sei que parece um Grande projecto, mas aos poucos vou fazendo! O primeiro passo já foi dado agora tenho que arrumar as "tralhas" que se foram acumulando durante estes anos que tenho estado longe e aos poucos ir concluindo os melhoramentos. 

Depois da garagem estar organizada, a ideia seria começar a fazer/alterar os móveis para a casa, quartos, sala, cozinha... Tudo dá trabalho, mas aos poucos tudo se faz. Ao ideias, planos e desenhos estão encaminhados e alguns móveis já estão feitos, falta levar para Portugal! Neste novo tema, vou mostrar alguns desenhos, ideias e alguns resultados. Claro que isto vai demorar até ficar tudo feito, mas acreditar e sonhar faz parte da viagem. A parte difícil vai ser conciliar com o trabalho ( que espero arranjar em Portugal) e o bricolage, mas eu acredito em mim e tudo o que está planeado está ao meu alcance! Vamos ver no que dá! 

A minha garagem é um espaço para criar, o que? Qualquer coisa! 

Os meus temas são muito variados e estou sempre disposto a aprender mais um tema, por isso tenho/quero que ter todas estas secções! Eu não sou uma pessoa que se dedica a um tema, eu faço muitos temas diferentes e muitas vezes junto os temas para criar algo. Algumas pessoas dedicam-se a contruir modelos a escala, ou a trabalhar com resinas, ou a fazer móveis, eu não sou assim, eu faço o que acho que poderia ficar giro! Não me preocupo em falhar, ou sair da zona de conforto, para mim é mais um desafio, mesmo que nunca tenha feito, aprendo! Se os outros conseguem, eu também vou conseguir! Se não correr bem a primeira tento outra vez e mudo a estratégia ou vou procurar mais informação sobre o assunto! Tentar e falhar não é o mesmo que não tentar, isso sim é falhar! 

O projecto da garagem vai ser difícil e vai demorar algum tempo, mas vou fazendo aos poucos. Não quero, nem posso gastar muito dinheiro, mas quero que fique giro e confortável, para por na internet, não! para eu me sentir bem e apetecer inventar algo novo! Para usar como sala de convívio com alguns dos meus amigos, não todos porque nem toda a gente gosta de bricolar, mas com os que gostam, os outros também são amigos e fico a beber umas cervejas no terraco, tudo bem por mim, temos tempo para tudo e também gosto de conviver com Bons amigos e beber umas "jecas"! 

O processo vai ser longo e vou eventualmente tentar fazer uns videos da evolução e transformação, vamos ver se consigo. Não sou muito bom a fazer videos, mas é mais um desafio! Quero ser youtuber, não obrigado! Não me interessa essa parte, mas quero registrar o processo e o progresso! hehe Mais tarde vou gostar de ver o antes e o depois, o que passei e como ficou, o espaço que tinha e o que vou ter! Alguns vão dizer que estou a perder tempo mas para mim é investir tempo em me fazer sentir bem num espaço em que passo o meu tempo livre! 

As garagens não precisam de ser espaços cheios de tralhas desorganizadas, em que encontrar uma ferramenta no meio das tralhas é um pesadelo! Vou ter na mesma muitas tralhas, mas pelo menos não estão espalhadas!

Mais uma vez, nem todos vão ler estes textos, mas um dia eu vou e vou gostar! Aos que lerem, Obrigado espero que gostem e provavelmente vemo-nos na garagem um destes dias!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado