segunda-feira, 18 de maio de 2026

Processo triganeiro!

 Como funciona com criações do nada! 

Se por um lado se torna mais fácil, porque não temos que seguir nenhuma regra (ou quase), por outro lado não temos nada por onde nos guiar (parece contraditório mas não é)! Estamos a falar daquilo que chamam de "scratch building", ou algo parecido, talvez "Trash building" não sei. Continuamos a falar de pequenos modelos/edifícios e não de candeeiros ou outro tipo de peças, esses são outro tópico! Para as peças criadas de "lixos", aquilo que parece ser só juntar uns objectos aos outro e cola-los, torna-se num puzzle em que nem todas as pecas entram! 


Imaginem que tem uma serie de pecas de diferentes puzzles e tentar fazer um deles. Alguns "lixos" podem não estar a escala, ou podem ter formas que não encaixam com o tema que estamos a tentar fazer! Eu não sou nenhum profissional no assunto, mas depois de fazer algumas peças, devo dizer que parece mais simples do que é! Este processo pode inclusivamente tornar-se frustrante, porque depois de uma serie de horas a tentar combinar pecas, acabamos com algo que não gostamos! Outra parte deste processo que complica um pouco é que os diferentes "lixos" tem diferentes cores e nem sempre conseguimos ver por cima dessas cores para vermos o resultado ou o potencial que as formas podem vir a tomar! Eu tive várias vezes a entrar em "parafuso" porque depois de várias tentativas, nada saia com o aspecto que eu gostaria! De repente tudo muda, quando algumas peças do puzzle se encaixam e passam a fazer algum sentido! De repente tudo avanca, até que volta a parar um pouco mais a frente, mas pelo menos comeca a entusiasmar e passamos a acreditar que algo vai sair!


 Um dos passos mais giros deste processo é quando se pinta com o primário (tinta de spray que uniformiza toda a peça na mesma cor) e se passa de um monte de "lixos" com diferentes cores, para algo que ja se parece com uma peça! Esta parte é muito gira e deve ser das partes mais gratificantes de todo o processo. A seguir vem uma parte que eu não gosto particularmente que é a pintura, mas aos poucos começa também a dar mais sentido e a entusiasmar. De qualquer modo, não tenham ilusoes, este tipo de trabalhos não é fácil e pode ser frustrante e desanimador. Não achem que os senhores que fazem videos na internet são génios e fazem tudo super rápido, porque isso não acontece (pelo menos comigo!)! Tudo demora e por vezes o melhor é ir almoçar respirar fundo e voltar mais tarde (super normal, não se assuntem nem desmoralizem)!

Como funcionam as outras criações (candeeiros, móveis e outras peças).

Este é outro segmento que nunca se sabe para que lado vai virar! As ideias que nos parecem boas, nem sempre resultam (por diferentes motivos) e por vezes acabamos por fazer algo que não tínhamos pensado, mas que acaba por ficar como intensional! hehe Este é um tipo de "puzzle" que que nem sempre temos pecas suficientes e elas vão aparecendo fora da caixa e muitas vezes em outras caixas que não tem qualquer relação! 


Fazer, desfazer e refazer são realidades que temos que considerar, por isso o meu conselho é nunca colar definitivamente antes de ter a certeza que gostamos! Muitas das minhas peças ficam durante tempos (as vezes anos!) penduradas por alfinetes ou molas, até me decidir que gosto! Muitas vezes ficam "penduradas" sem avançar durante meses a ocupar espaço, até que de repente me aparece uma peça que encaixa lindamente e que me permite fechar o "puzzle"! Por isso é normal ver na minha garagem, bancada ou zona de trabalho, pecas incompletas ou inacabadas! Pode parecer que me esqueci delas, ou que as podia acabar para as tirar de onde estão, mas nem sempre é assim tão fácil! 


Por vezes os obstáculos são simples e apenas fiquei cansado com o tempo que levaram a chegar ao ponto em que estão e precisei de um tempo para voltar a "atacar" o tema, outras vezes não sei o que fazer a seguir! A parte engraçada é que de repente encontro algo que encaixa, ou me dá um "vipe" de acabar algo que apesar do trabalho, sei que vai valer a pena e volto a investir. Umas vezes consigo acabar, outras não mas não é um processo bom para datas limite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado