Como explicar os temas das pecas:
Acho que tenho temas bastante dispersos, vou viajando entre eles à medida que me vou lembrando ou me vou cruzando com temas novos que me despertam a atenção! Não sei muito bem como eles surgem, nem tenho nenhum critério de escolha, a não ser a de que eu tenho que gostar deles! hehe
Muitas vezes as peças nascem a partir de uma ideia e vão parar a outra! Nem sempre sei muito bem o que vai dar, a não ser quando são modelos/replicas de algum edifício ou arquitectura, que mais ou menos tento que fiquem aproximadas e aí sei onde pretendo chegar. Essas peças são por vezes mais fáceis do que as peças inventadas porque nas inventadas tenho que ir consoante a peça me vai levando e adaptar consoante vou fazendo (é dificil)!
Como faco as pecas:
Um dos meus sobrinhos mais novo, já me perguntou duas ou três vezes como eu faço as peças! Ele é muito engraçado e curioso e eu tento explicar, mas como devem entender é difícil de explicar a uma criança ou mesmo adulto, como se fazem as pecas! Este ano (quando estiver em Portugal) vou tentar fazer uma peça com ele, vou tentar, não prometo nada! Comeco por dividir a peca em pequenas partes e imagino como as poderia fazer, antes de pegar em qualquer material. Penso dentro das minhas capacidades e materiais que tenho, como faria cada parte de um todo. Com madeira, com acrilico, com plastico, cartao, carolina ou com qualquer tipo de material que tenha ou conheça! Por vezes, algumas das peças tem partes que não tenho modo de as fazer. Esse torna-se um desafio! Comeco a procurar, dentro de "lixos ou tralhas" que vou acumulando ( pode ser a partir de qualquer tipo de "lixos", o que importa normalmente são as formas dos objectos, tampas de canetas, frascos de plastico, isqueiros, embalagens vazias, embalagens de detergente de cozinha,...). Devo dizer que acabo, quase sempre, por encontrar algo que se aproxima com aquilo que preciso. Depois de ter as peças todas e a ideia de como as vou criar e juntar, começo pela parte mais difícil (normalmente), porque se a conseguir fazer, então toda a peça se torna possível e se consegui fazer o mais difícil, então agora tenho que fazer o resto! Quanto mais se pratica, maior fica a nossa "base de dados" de materiais que funcionam bem e que conseguimos trabalhar. Quando me refiro a pecas, estou a falar de peças feitas de raiz, sem kits ou desenhos técnicos, apenas fotografias, ou seja uma reprodução de uma peça existente/real a partir de fotos. Claro que para uma peça inventada sem ter nenhuma referência, tudo muda!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado