terça-feira, 5 de maio de 2026

No que me ajuda o bricolage?

 No que me ajuda o bricolage:

Neste momento estamos em Abril de 2026 (quando escrevi o post, so publiquei mais tarde), estou a viver e trabalhar no Dubai e os EUA e o Irão estão em guerra! Não posso fazer grande coisa para mudar o rumo das coisas e para mim o melhor modo de proteger a minha cabeça e saúde mental é inventar e é criar coisas. Quando estamos distraidos, o nosso cérebro funciona de um modo engraçado, não deixa de pensar na vida e num monte de coisas, mas normalmente abstrai-se de coisas problematicas! Não sei se acontece com todos, mas quando estou a criar algo, o meu pensamento viaja, mas não para problemas! Talvez porque se tiver com problemas não consigo criar nada! Talvez por isso! hehe Apesar da guerra ser um problema, não é um problema que eu consiga resolver, como tal o melhor é abstrair e criar algo! Isto ajuda a manter a calma e continuar o pensamento positivo.   

Para alem disso, bricolar é treinar a mente, quanto mais treinamos, melhor ficamos! Como em tudo na vida, com repetição e treino tornamos algo que inicialmente seria dificil em algo que demora mas faz-se! Os desafios tornam-se maiores porque não nos contentamos em fazer o básico, porque ficamos fartos e queremos evoluir! Esse "mindset" passa para tudo o que fazemos na vida, passamos a ter objectivos mais complicados e gostamos de resolver casos dificeis, que deem luta, mesmo que demorem a resolver! 

Acredito que outros hobbies tenham o mesmo efeito, mas nem todos funcionam do mesmo modo. Eu gosto de desporto e quanto mais treinamos melhor ficamos nesse desporto específico, mas nem sempre ele traz as mesmas vantagens que o bricolage, traz outras que também são boas e úteis! Desporto faz bem à saúde, é optimo para socializar, faz bem conquistarmos vitórias e enfrentarmos derrotas e tem muitas vertentes que adoro, mas maior parte delas são diferentes das que consigo no bricolage (pode ser bricolage, ou artes, ou outro hobbie criativo)! Nao estou com isso a dizer que deixem o desporto e façam bricolage, de todo (até porque eu gosto de desporto)! O que digo é que diversifiquem os vossos interesses e usem o tempo que temos a fazer algo que gostem e que não seja apenas jogos de computador, social media e novelas! Há muito mais do que isso, por isso aproveitem bem o vosso tempo, porque o relógio não pára! 


Beijos, Abracos e toca a criar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado