sábado, 14 de março de 2015

Primeiras Fotos - Comboio Real Português

Ando há uns anos a "namorar" este Comboio, que é mais uma carruagem Real. Daqui a uns anos, quando acabar a carruagem, será possível que ainda venha a fazer o comboio em si, mas por agora já tenho desafio suficiente! Vou abrir uma nova etiqueta no blog, o Comboio Real Português. Para os que não conhecem, recomendo que recordem uns "post's" antigos no Triganices.blogspot.pt, ou procurem na net...Vale a pena...


Como de costume, vou fazer um pouco a olho. Comecei por pensar na medida que gostaria. Tendo em conta que o eléctrico da Praia das maças tem uns 60 cm de comprimento, apontei por ai! Isto significava que cada "gomo" teria 20 cm. Como o "gomo" central é um pouco maior, ficou com um pouco mais de 60 cm no total. A altura, é uma regra de 3 simples da escola secundaria, ou um olho 3 simples...As primeiras peças, mandam em todas as outras que se seguem, pelo que mais pequeno, implicaria tudo mais pequeno, tipo maçanetas das portas, janelas, etc...Já assim vai ser duro...


Seguindo por uma fotos de um desenho, que tirei há uns anos atrás e algumas outras fotos, continuei pelas janelas e portas. Um pouco a olho como nos quiosques, vou ajustando à medida que vou fazendo.


Aos poucos foi avançando...o outro lado vai ser mais fácil, porque já tenho os moldes, mas mais difícil, porque tem que ficar iguais. Nesta fase temos que estar atentos e rever muitas vezes as fotos e o trabalho, para ver se encaixa. 


Quando fui ter com o Jose Brito, estive a ver as grossuras das portas dos coches, para ter a noção das medidas. No fundo, a carruagem são 3 coches juntos! 


Vai ser uma viagem longa, com desafios complicados, giros e curiosos...Vou ter que aprender algumas técnicas novas, para conseguir superar algumas partes, mas no final, Vai valer a pena...Ainda existem algumas peças, que não estão completamente montadas na minha cabeça, mas acho que já o tenho quase montado "virtualmente". Alguns dos passos vão ser mais complicados, mas tenho noção que é possível, aos poucos...Será a peça que vem a seguir ao eléctrico, tinha que ser mais complicada! 

A primeira fase, tem como objectivo fazer a estrutura (o que ando a fazer neste momento). Por enquanto, estou desempregado, tenho tempo, mas sei que quando começar a trabalhar isto passa a hobbie e isso vai mudar Muito o ritmo. Por enquanto, vou tentar avançar o mais que conseguir e tentar acabar a primeira fase. Na segunda fase vem provavelmente as pinturas exteriores (vou ter que ter um aerografo bom e treinar bastante antes, provavelmente em quiosques ou dioramas). Na terceira fase conto com o interior, sofás, mesas, forras, Iluminação etc...A quarta fase, devem ser as rodas e parte debaixo. O telhado fica sempre para o fim, mas se calhar encaixo na fase da estrutura. A ultima, vão ser os acabamentos e adornos reais! Cada uma tem as suas dificuldades e não sei quanto tempo demorarão, nem como ficarão! Mas como é a minha versão, vão ficar o melhor que conseguir, o que para mim está óptimo, esperando que gostem. 

Vou demorar uns anos a fazer, por isso não me "empurrem", aos poucos vou lá...Tenho sempre outros projectos pelo meio. Vou intercalar algumas peças mais simples, como costumo fazer...Os eléctricos também demoraram, mas estão feitos (já vão 2 e mais uns quiosques e afins...). Ainda tenho Muito para aprender e aperfeiçoar, mas tenho andado a treinar e a aumentar a dificuldade. Aprendi Muito com o eléctrico e outras peças que fiz, mas vou ter que continuar!...há sempre uma peça mais difícil!...Portugal tem Muito mais peças que gostaria de tentar fazer e para onde quer que eu vá, vou encontrar mais umas, certamente!

Bom, espero que gostem e que eu também goste dos resultados, mesmo que demore uns anos... 

3 comentários:

  1. Já está a começar de se ver o que vai ser um trabalho mais do grande artis João Trigo, esta vai ser uma grande aventura e desafio para seguir com muita atenção. um abraço. e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  2. Já está a começar de se ver o que vai ser um trabalho mais do grande artis João Trigo, esta vai ser uma grande aventura e desafio para seguir com muita atenção. um abraço. e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado e boas aventuras...

    Abraço Trigo

    ResponderEliminar

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado