sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Barco Sr. Carlos Seguro

Olá caros 2 ou 3 Amigos que ainda vão seguindo o TTriganices, estou de volta. A minha net é portátil e nesta altura do mês, começa a ficar lenta e complica a colocação de imagens! Demora, demora...e acabo por não ter paciência para esperar que importe as fotos! Hoje resolvi tentar...e demora Muito!No entanto esta ainda vai...


No outro dia, apareceu aqui o Sr. Carlos com os "avanços" do seu novo projecto. Bom, já não se pode chamar projecto, porque já está Bastante adiantado! Devo explicar, que se está a seguir por uns planos e umas fotos que encontrou na net! O material utilizado, são restos de cartão, ripas de madeira de um estore reutilizado e materiais comuns. Digo isto, não para denegrir ou ofender nada nem ninguém, mas sim, para elogiar e incentivar outros a seguir o mesmo caminho. Não são precisos Kit de centenas de euros, são precisos sim, vontade, curiosidade, olho, treino e propor-se a fazer algo. Claro que se tem sempre que comprar algo, mas... 


Mais uma vez vos digo, que gostava mais de ler os seus próprios posts e comentários, mas como de costume, vou fazer os meus e tentar salientar as dificuldades e engenhos de cada um. Mais uma vez, gosto das cores escolhidas e os acabamentos Top, que dá ás peças. Linhas afinadas e as peças vão encaixando tipo relógio, mesmo à medida. Gosto de ver a peça desmontada e aos poucos ele vai tirando umas peças da "cartola" e vão aparecendo os detalhes!...Na foto anterior, não dá bem para ver, mas a curvatura das réguas da proa, são mesmo curvas! Tem linhas tipo "Fragata do Tejo" (para quem conheça, percebe), para alem de ter uma "carranca" (ou outro nome que não me lembro, trata-se da parte bicuda no topo da proa) igualmente curva e complicada. Noutra altura, mostro com foto melhor... 


Na lateral, este barco leva um tipo de lemes, muito típicos em barcos Holandeses. As ferragens, são feitas com cartão e pontas de alfinetes para os pregos. O acabamento e resultado final, fica Top.


...e agora, vou mostrar a parte que mais gostei! 


Já tinha visto este tipo de janelas em alguns barcos e sempre achei complicado de fazer. Alguns kits, tem estas partes em chumbo, ou já pré-feitas. Fazendo de raiz, tem que se propor a fazer tudo, ou quase...da maneira que achar melhor...sem guias de montagem...


Perguntei como fez os ângulos e a resposta foi; - Simples, tirei os ângulos com a "suta" e fui fazendo!hehe, fácil, só se for para ele, para mim, ainda que tenha percebido como fez, acho que me ia ver Grego, com a troica...Curioso, é que todos achamos, que o que fazemos e sabemos fazer, é fácil!hehe...Acho que por vezes, sofro dos mesmos males...hehe...


Reparem que a janela, tem muitos ângulos e medidas complicadas, que tem que bater bem!


Achei giro, que já está a pensar que vai levar iluminação e como isto já é ponto certo, as janelas e os buracos todos por onde se consiga iluminar, estão a ser preparados para o efeito. Isto faz toda a diferença, no posicionamento posterior das luzes! Parabens pela peça TToda e Força, vá aparecendo, vamos trocando algumas ideias giras e estou sempre disposto a aprender e ajudar.

Tenho mais umas fotos deste projecto, mas agora só para o mês que vem! isto está Muito lento!...Da minha parte, ando a restaurar uma peça antiga, que tem dado trabalho e hoje voltei a pegar no segundo quiosque do Porto! Pois, tinha dois encaminhados e como o Alberto está empancado com o interior, resolvi desanuviar um pouco e continuar o outro. Não me lembro se já tinha mostrado alguma coisa sobre este novo projecto, mas acho que sim. Não acredito que o consiga acabar em Portugal, mas vou avançando alguma coisa. Daqui a uns dias mostro o que ando a inventar... ate lá, inventem e proponham-se a fazer algo. Por mais simples que seja, vale a pena treinar e tentar... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado