domingo, 5 de outubro de 2014

Maçarico de Ourives

Olá, conforme vos comentei antes, tenho uma novidade gira para vos contar. Há um tempo atrás, vi uns coches magníficos expostos na Beloura e na altura fiz um post. São peças do Sr. José Cardoso Brito, que entretanto viu o post e entrou em contacto. Temos trocado algumas ideias e tenho aprendido bastante, resolvendo alguns obstáculos que estavam a "pendurar" algumas peças. Não sabendo soldar como deve ser (sem ser a estanho, em que as peças se soltavam na mesma), estava a ser um problema que teria que ser ultrapassado. Depois da troca de ideias, tornou-se óbvio que, soldar a maçarico e solda de prata seria o primeiro passo para ultrapassar algumas das dificuldades que me estavam a aparecer. Como tal, com a ajuda do José Brito e do Henrique, fui às compras.


Fomos a Lisboa a uma loja de ourives e compramos o meu primeiro maçarico. Com 3 pontas de diferentes tamanhos, ajuste de entrada de gás e de ar e utilizando botijas de gás convencionais de campismo. 


A botija não estava incluída, mas troquei por duas garrafas de vinho, com o meu vizinho!  


Comprei uma "cerâmica" própria para servir de base. Tendo em conta que tem furos, permite posicionar as peças e fixá-las com pregos, como mostra a foto...


Comecei por fazer os acabamentos do quiosque do Tivoli. Já tinha feito alguns com super cola, mas decidi fazer os restantes com a nova ferramenta.


 O resultado foi Brutal, ficou igual, mas com uma resistência imbatível. Isto vai permitir outro tipo de consistência, robustez, nas peças e Muito mais...


Para alem do maçarico, comprei uns bisturis por sugestão do José. Diz que os usa muito e que são uma mais valia para o nosso tipo de peças.  



Já usei e percebo o que diz...mas tem que se ter muito cuidado!...porque Corta...

Obrigado José pela paciência e ajuda na escolha e compra, da que foi a minha prenda de anos. Acho que a vou usar durante alguns anos e que vai ser uma mais valia preciosa para as minhas peças. Tenho mais algumas técnicas que gostaria de aprender, mas com tempo tudo se faz. Para já vou treinar esta e fechar algumas peças. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado